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  • Cláudio Aléo

Qual a importância do departamento de vendas?

O departamento de vendas ocupa posição de destaque nas empresas e é através dele que se estabelece uma comunicação direta com o mercado consumidor. A venda de produtos ou serviços constitui a base das operações de qualquer negócio e através destas vendas as empresas obtêm lucro. Como toda empresa é fonte geradora de custos, o departamento de vendas desempenha papel relevante na obtenção de receita, uma vez que, sem vender, a empresa não conseguirá obter recursos suficientes para cobrir as despesas e manter seu quadro de funcionários.


As grandes corporações estão sempre buscando diretores de vendas e até mesmo CEOs oriundos dessa área, que possuem maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização e são os responsáveis pelas estratégias e pela visão da empresa.

O departamento de vendas está se tornando o impulsor da estratégia corporativa tornando outros departamentos como por exemplo o financeiro, secundários.

Através da área de vendas o cliente tem uma experiência mais real e próxima com sua marca e com seus representantes. A compra, portanto, deixa de ser apenas um processo de troca e se torna uma oportunidade de conhecimento e fortalecimento da marca.

No mundo há grande demanda de altos executivos de vendas. Ela se tornou uma profissão muito bem remunerada, e as vendas entre empresas transformaram-se finalmente em algo tão profissional quanto respeitável.

O vendedor, portanto, é um representante legitimo da sua marca constituindo um ponto de contato, comunicação e fortalecimento dela. É na hora da venda que o cliente criará vínculos com sua marca e decidirá permanecer fiel ou não.

Há uma grande falha na educação superior nessa área, que foca apenas na formação de estrategistas em marketing e finanças, ao invés de preparar profissionais com maior qualificação e visão em vendas.

Os vendedores se tornaram um verdadeiro diferencial competitivo para as empresas. Não é à toa que alguns são disputados no mercado. Quando bem preparados e qualificados, realmente podem fazer a diferença na hora de fechar uma venda. Portanto, investir em seleção, capacitação, motivação e desenvolvimento do vendedor é de extrema importância para o crescimento de qualquer negócio.


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