De modo sucinto, o objetivo final do TRADE MARKETING é obter mais vendas para seus clientes. Entretanto não é uma tarefa simples e várias estratégias são utilizadas para se chegar a esse objetivo.
A exposição da marca em varejistas importantes é o primeiro passo para colher bons resultados. Mais do que expor produtos em canais variados, esses pontos de venda devem fazer sentido à estratégia da empresa. Mas não basta apenas estar em muitos lugares, é necessário ainda um refinamento desses pontos de venda.
É justamente por conta desse trabalho detalhado que uma empresa de TRADE MARKETING é contratada. Seus objetivos:
Fortalecer a marca
Quem produz precisa fazer com que a sua mercadoria esteja devidamente à vista do consumidor, mas também com uma imagem adequada e de destaque.
O TRADE MARKETING utiliza as seguintes práticas:
• Presença nos pontos de venda em que o público-alvo está • Inovação em relação ao mercado • Boa exposição dentro dos pontos de venda • Espaço dividido com outros concorrentes • Ações de destaque dentro dos canais de distribuição (supermercados, shoppings, entre outros).
Expor produtos no mercado
A exposição nos canais de venda exige planejamento dos locais em que os produtos devem ficar, além da forma em que ficarão posicionados. O bom trabalho visa explorar bem as gôndolas e prateleiras, como também distribuir amostras grátis. Essa abordagem pode ser o ponto de partida de uma relação cliente-produto.
Definir os canais de distribuição ideais
Nem sempre o local de maior destaque é onde seu público está. É fundamental saber quais varejistas esse público frequenta e qual seu poder de compra, pois assim haverá maiores chances de conseguir um bom volume de vendas. A partir dessas três diretrizes, o trabalho que se inicia é de negociações e de criação de um bom relacionamento, cujo objetivo é de formar um vínculo duradouro e vantajoso entre produtor e varejista.
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