top of page
Blog: Blog2
  • Foto do escritorCecília Andalaft

Qual o tipo de trabalho ideal para você: Formal, Informal, Autônomo ou Liberal?



Confira as características de cada um deles:

Trabalho Formal ou Assalariado

Neste tipo o empregador e o empregado cumprem um contrato que estabelece direitos e deveres de cada um e seguem as regras da CLT e também dos sindicatos que negociam entre si tanto salários quanto normas de trabalho.

O horário geralmente é rígido para entrada e saída, com tempos fixos para almoço e descanso e quase sempre os períodos de férias são definidos pelo empregador.

Os contratados neste formato contam com muitos benefícios como vale-alimentação, vale-transporte, férias, 13º salário, plano de saúde, FGTS e mais, entretanto como todo esse custo pode onerar em até 3 vezes o valor do salário, este normalmente é inferior ao de alguns outros tipos de trabalho. A locação de mão de obra temporária inclui-se aqui, e é uma alternativa muito utilizada em empresas que necessitam de determinado tipo de serviço por um tempo limitado.

Trabalho Informal

Neste tipo o trabalhador não tem vínculo empregatício e muitas vezes apresenta baixa escolaridade. A escassez de empregos com carteira assinada ou os baixos salários levam um grande número de pessoas a esse tipo de trabalho, que não tem benefícios como 13º por exemplo. O ganho é instável e pode variar bastante dependendo do trabalho realizado. Não há pagamento de impostos, o que é uma vantagem, e pode-se contribuir para a Previdência Social garantindo assim sua aposentadoria. Exemplos de trabalhadores informais: feirantes, motoristas de aplicativos, vendedores, pedreiros, domésticas, catadores de recicláveis, etc.

Trabalho Autônomo e Freelancer

São profissionais sem vínculo empregatício que, a despeito de sua qualificação, prestam serviços a diversos clientes por um tempo específico. O tipo de serviço acontece por projeto, por exemplo, e tem início e fim bem marcados. Possuem liberdade para escolher seus trabalhos, seus horários e períodos de férias. Podem resolver acumular mais trabalho em um período do ano e deixar outro tempo com menor atividade, ou utilizar o seu melhor horário do dia para o trabalho e fazer outras atividades nos momentos menos produtivos. É preciso organização extra para exercer este tipo de trabalho: a remuneração varia bastante conforme a quantidade de projetos e clientes, não há férias remuneradas ou 13º salário, entretanto os ganhos geralmente superam os dos trabalhadores formais. Exemplos de profissionais autônomos: Professores particulares, babás, cuidadores de pets, nômades digitais, eletricistas, organizadores de festas, etc.

Trabalho Liberal

Profissional Liberal é alguém que exerce uma profissão de nível técnico ou superior – se chama liberal justamente porque sua formação lhe concede liberdade para exercer a função que somente aqueles que concluíram tal tipo de estudos podem exercer. Pode tanto trabalhar como empregado como por conta própria. Por ter conhecimento técnico normalmente têm salário maior ou se trabalham por conta própria têm renda acima da média da população.

Exemplos: médicos, dentistas, arquitetos, advogados, engenheiros, jornalistas, etc.



73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page