• Cecilia Andalaft

Merchandising no PDV (Ponto-de-Venda)


A maior diversidade de produtos oferecidos ao consumidor faz com que as empresas desenvolvam estratégias para destacar-se da concorrência.

Ter um bom produto, preço competitivo, boa distribuição e muita propaganda muitas vezes não é suficiente para alavancar uma venda no “PDV”.

Pesquisas mostram que em média 80% da decisão sobre levar determinado produto é feita dentro da loja no momento da compra. Sabendo disso, muitas empresas têm investido em merchandising para garantir que todo seu esforço de meses de planejamento e divulgação não seja perdido naqueles segundos finais no PDV em que o cliente decide se levará seu produto ou de seu concorrente.

Nesse momento uma empresa como a Factu Trade Marketing entra com técnicas de merchandising fazendo um planejamento para posicionar o produto frente ao consumidor e alavancar suas vendas.

Algumas técnicas como Degustação (provar um determinado alimento ou bebida), Sampling (abordagem e entrega de amostras) e Demonstração (abordagem com explicação dos benefícios de um produto ou serviço) ajudam a posicionar, fidelizar e aumentar as vendas.

Um profissional bem treinado no PDV pode fazer toda a diferença na venda de um produto se no momento de apresentá-lo aos clientes oferecer informações sobre suas características, qualidades e vantagens que o destaque dos seus concorrentes.

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